quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Respostas ao Marcos e Suely

Ao final da postagem sob o título “Sumário”, da página que consideramos a página de entrada deste Blog tivemos um comentário, conforme segue:

Marcos Cruz disse:
“Até que enfim apareceu alguém corajoso. Esta “guerra”, não sei se "santa", deve acabar. Nosso desejo é que não haja "vencidos" nem "vencedores", mas apenas VENCEDORES em nome do Senhor Jesus”.

Olá Marcos, muito obrigado por nos escrever. Desculpe-me a demora em lhe responder. Particularmente também não vejo santidade alguma nessa guerra, apenas assim me referi para destacar o perigo desse procedimento, pois pessoas que se dizem cristãs, tanto de um lado quanto do outro, ou seja, tanto os defensores da posição oficial da igreja (instituição), quanto àqueles que discordam desse posicionamento jamais deveriam tomar tempo para desferir ataques uns contra os outros. Infelizmente isso vem acontecendo. Se temos convicção da verdade, precisamos lembrar que a mesma, se nos concede coragem para defendê-la, também nos motiva a fazê-lo com amor e respeito.

O fato de pregarmos o amor nos relacionamentos entre os cristãos não nos impede, porém, de discorrermos sobre as tendências e rumos de nossa igreja. Acreditamos que isso precisa ser analisado e discutido entre os irmãos das igrejas locais e assim buscarmos um maior e mais íntimo relacionamento com Deus que certamente nos guiará ao verdadeiro reavivamento que nos tornará aptos, em Cristo Jesus para recebermos a coroa reservada aos vencedores, aqueles que, “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. (João 17:21)

Que Deus nos abençoe neste rumo. Amém!

Tivemos um outro comentário ao final da postagem de “Apresentação”, o qual segue abaixo:

Suely disse:

“Olha, depois de ler seus comentários aqui nesse Blog... não quero fazer crítica. Só quero mencionar que já fui uma adventista, mas fui expulsa por não acreditar em uma trindade, onde a própria igreja que somos nós acredita e cultua. Quando descobri a verdade fomos contra os dirigentes falar para que eles voltassem a estudar e ver que estão ao lado de todas as outras denominações, porque todas acreditam em uma trindade, exceto algumas que todos conhecem como Testemunhas de Jeová, etc..Legal Você fazer isso, mas essa briga é mundial, mas apesar de tudo todas as religiões estão corrompidas. Por isso devemos sair de lá. Daí,muitos dizem: “Mas eu não vou sair porque não pratico o mesmo. Mas, na real pratica sim e muitos ali não estão ligados a Deus e sim a um templo. Grata por ler, amigo. Tenha um bom sucesso em que Você diz ser direção de Deus. Que Deus o guie em águas tranqüilas é o meu desejo e minha oração”.

Prezada irmã Suely, pode ter a certeza de nossa gratidão por nos haver escrito. Isso é muito bom porque nos proporciona a oportunidade de expressarmos nossos sentimentos, desde que o façamos com respeito e dignidade, tal como fez. Sentimos o ocorrido com a irmã, o ter sido desligada do rol de membros. Particularmente, acho que a igreja, nessas questões doutrinárias, deveria agir à semelhança do procedimento exposto no livro de Atos. Aliás, recomendo a leitura do artigo “Divergências na Igreja”, por mim postado neste Blog.

Sou da opinião de que, se existem divergências de pensamento, o caminho seguido pelos pioneiros de se reunir para analisar o assunto com muita oração, certamente Deus vai iluminar as mentes no estudo das Sagradas Escrituras. Como desconheço todos os detalhes de sua experiência com os líderes da igreja, é certo que não posso nem execrá-los e tampouco defendê-los. Posso apenas afirmar que, infelizmente, existem líderes, pastores ou anciãos, agem de modo muito diferente do conselho bíblico.

Creio também que muitos, como a irmã, estão em busca da verdade, mas não a tem ainda tão sedimentada, afinal o processo de assimilação varia de pessoa para pessoa, por isso não podemos fazer um julgamento quanto a estarem no erro por pensarem desta ou daquela forma. Se estiverem em busca da verdade e o fazem de coração, no momento certo Deus as guiará.

Reafirmo aqui meus agradecimentos por nos escrever. Que Deus nos abençoe sempre. Amém!

2 comentários:

Unknown disse...

Talvez, meu querido irmão, você ainda não saiba como realmente é que os líderes das congregações locais da iasd, instruídos por seus superiores das associações regionais, lidam com membros que divergem com eles a respeito de algum ensinamento bíblico. Não existe esse negócio de vamos sentar e conversar com a bíblia aberta, com oração e até mesmo com jejum, como os nossos pioneiros o fizeram. Parece que você criou uma realidade alternativa na sua mente e não consegue enchergar que ela é puramente virtual e não real. Acaso você ainda não entendeu ou não percebeu através das páginas sagradas, que a verdade que enobrece, que santifica, que eleva o homem por restaurar nele a imagem e semelhança de Deus, tornando-o apto para ser intrumento nas mãos do Criador, atrai o ódio de Satanás e seus asseclas, cumprindo-se assim o que o próprio Senhor disse a respeito de sua missão: "Eu não vim para trazer paz,mas espada" e "vim para causar divisão", o que você supõe que isso signifique? Se existe uma desleal empreitada contra aqueles que questionam algumas coisas na denominação, de que lado você supõe que eles estejam? Eu concordo que muitos dos chamados "dissidentes", carregam consigo uma certa dose, e muitas vezes maior do que deveria ser, por natureza das situações inflingidas a eles, de amargura em seus corações.Resta-nos orar por estes, para que tal espírito de amargura não se sobreponha a obra do espírito de Deus na vida deles, tornados-os cegos e ineficientes para tão grandiosa obra final.Perdoe-me se dou a entender que possuo dureza tal, que não tenha senssibilidade no trato com outrem.Entendo que cada um é moldado por Deus, que é o que permite que nos sobrevenham circunstâncias, de maneira que sejamos moldados ou preparados para desempenhar uma parte específica em sua obra. Praticidade. Nada de coisas complicadas, é o meu lema.O que para uns seria uma virtude, para outros se torna um grande defeito. Tudo depende de quem está olhando e como está olhando.Nunca se esqueça de que tudo que possui dois lados, demanda que escolhamos ao qual queremos nos juntar.Que todos sejamos cheios daquela verdadeira paz que Jesus conquistou para nós por meio de si mesmo.Amém. Sirleide da Rocha

Francisco A. de Azevedo disse...

Obrigado por responder os meus comentários!

Saúde e paz!

Francisco Alberto